Notícia

Psicologia promove debate do projeto Desperte o saber

A graduação em Psicologia, da Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS), promoveu ontem (19/05) mais uma edição do ''Desperte o saber''. O projeto busca abordar temáticas importantes para a formação profissional dos futuros psicólogos através da leitura, do debate e da reflexão.

Para esse semestre foi escolhido o livro ''Sociedade do Cansaço'' do escritor Byung-Chul Han e para que fosse possível conversar acerca do assunto central do livro foram convidados o filósofo Prof. Dr. Francisco Fiando e a médica Bruna Chaves Lopes.

Durante a noite, o professor Francisco trouxe o debate em torno da mudança de sociedade que antes era disciplinar e de obediência e que, então, passa a ser sociedade do desempenho, onde eu mesmo sou o algoz e a vítima, o explorador e o explorado. Uma grande reflexão sobre o existencialismo e a fenomenologia. Nossa existência a partir do olhar do outro.

Ainda, a médica Bruna apontou dados impactantes da Cidade de Porto Alegre, expondo números que mostram que os gaúchos estão mentalmente adoecidos. Atualmente, 17,5% da população possui diagnóstico de depressão e 9,5% a cada 100 mil habitantes cometem suicídio.

Desta forma, os acadêmicos do curso de Psicologia puderam compreender melhor a formatação atual da sociedade, que vive em uma luta constante para fazer sempre mais, mas que mesmo com o máximo esforço nunca está satisfeita, além de também observar como isto pode afetar a saúde mental da população.

''A noite de ontem foi bem especial. O auditório estava cheio de alunos e tivemos um momento repleto de reflexões sobre nós, nossa vida e o lugar do outro em nossa vida. O projeto tem o objetivo de despertar o desejo pela leitura e capacitar nosso aluno à reflexão, crítica e também seu lado humanista. Com toda a certeza na noite de ontem nós cumprimos esse objetivo e isso foi notável através do rosto atento e das perguntas feitas pelos nossos alunos'', concluiu a coordenadora do curso, Prof. Chaiane Simor.


Galeria de Imagens

x Fale conosco agora! ico_whats
x
whats

Ficou com alguma dúvida?

Saiba mais sobre nossos cursos.

whats