Paciente adulto jovem, 23 anos de idade, chegou ao consultório encaminhado pelo ortodontista. Com um histórico de cirurgia ortognática de avanço maxilo-mandibular para tratamento de Apnéia Obstrutiva do Sono, o paciente foi finalizado ortodonticamente com diastemas presentes no arco superior, por apresentar discrepância de Bolton.
Na primeira consulta foi realizado a remoção do aparelho superior, já que o arco inferior ainda será manipulado ortodonticamente. Pela necessidade de clareamento dental antes do procedimento de reanatomização em resina composta, foi realizado pontes de resina composta ligando os seguintes dentes: 2º Pré-molar ao 1º Pré-molar (15 ao 14); Canino ao Incisivo Lateral Direito (13 ao 12); Incisivo Lateral ao Incisivo Central Direito (12 ao 11); Incisivo Central ao Incisivo Lateral Esquerdo (21 ao 22) e por fim o Incisivo Lateral ao Canino Esquerdo (22 ao 23).
Em seguida iniciou-se o clareamento caseiro com gel clareador peróxido de carbamida a 10%, ainda foi realizado uma seção de clareamento no consultório com o gel clareador Whiteness HP Maxx (FGM®) por 40 minutos, onde o paciente não relatou sensibilidade.
Após 30 dias o clareamento foi suspenso, neste momento o paciente foi moldado para um enceramento diagnóstico dos dentes 15 ao 25, em seguida foi confeccionado a guia em silicone de condensação (Perfil, COLTENE, Brazil).
Realizou-se isolamento absoluto modificado dos elementos 16 ao 26. A sequência restauradora foi iniciada a partir do condicionamento ácido dos elementos 11 e 21, em seguida, foi utilizado sistema adesivo convencional de um passo (Adper Single Bond 2, 3M ESPE, Brazil),
Com o auxílio da guia de silicone confeccionada, a face palatina dos elementos 11 e 21 foi confeccionada com resina translúcida (Trans 30 – IPS Empress Direct, Ivoclar Vivadent, Brazil), em seguida, foi acrescentada uma fina camada de resina de dentina cor A1 (IPS Empress Direct, Ivoclar Vivadent, Brazil) da cervical até a incisal em cada um dos incisivos centrais. A camada de resina de esmalte cor B1 (IPS Empress Direct, Ivoclar Vivadent, Brazil) foi acrescentada por toda a face vestibular e estendida para as proximais.
O acabamento foi realizado com disco de lixa de granulação grossa, ponta diamantada 2100FF (na cervical) e ponta de borracha abrasiva, já no polimento utilizou-se pontas de borracha abrasiva em formato de chama e de taça de granulação média e fina, seguido de disco espiral diamantado de granulação fina e pasta para polimento de resina composta (Twist-Gloss, American Burrs, Brazil).
A passagem do fio dental foi verificada nas faces proximais para garantir que não havia obstáculos. Para o polimento dessas faces, foram utilizadas tiras de lixa de poliéster de granulação média e fina, com movimento em “S” para evitar a remoção do ponto de contato e utilizando pasta de óxido de alumínio para polimento de resina composta (Specchi AL, Potenza, Itália) aplicada na região interproximal.
Após a conclusão dos incisivos centrais, foram realizadas as facetas nos demais elementos seguindo a mesma sequência.
Texto/ Foto: Renata Elisiane Segatto acadêmica Odontologia Fasurgs
Orientação: Prof Mestre Isabela Leão Rhoden -Fasurgs