O grupo de pesquisa “Ciências Sociais em Saúde” da Fasurgs realizou uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Tapera/RS. O trabalho teve como objetivo analisar nos anos de 2014 e 2015, a qualidade dos serviços em geral e, principalmente, os da área odontológica. Esta análise ocorreu com gestores, profissionais de saúde e usuários do sistema. Algumas categorias foram analisadas por gestores e usuários em relação ao tempo de espera nos atendimentos, a qualidade dos serviços, espaços físicos, materiais utilizados e tipos de atendimentos.
As alunas graduadas em Odontologia, Tainá Caroline Fabris, Hérica Ferri, Maria Eduarda Albarello, Mayara Trapp Vogel, e Débora Doro da Silva, juntamente com as professoras da instituição Janete Jacinta Lupatini Presser e Liliana Maria Pierezan Moraes da Silva foram as autoras do artigo intitulado “Avaliação da Qualidade dos Serviços do SUS no Município de Tapera/RS – 2014/2015”. O artigo foi publicado na Revista Científica Di@logus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).
Segundo a professora e diretora acadêmica da Fasurgs, Janete, o tema proposto foi compreender o funcionamento do SUS, principalmente, na área odontológica, pois esta apreensão do sistema é fundamental na formação do acadêmico, que sai com referenciais de trabalho no futuro e, também, para os usuários e gestores do SUS, possibilitando o traçado de políticas voltadas à melhoria do sistema.
O estudo foi realizado em cinco unidades de saúde. Em 2014 foram aplicados questionários junto a seis gestores do SUS e 147 usuários. Em 2015, em 112 usuários, totalizou 259 usuários nos dois anos. Pode-se perceber que os serviços mais procurados pelos usuários foram: 58% médicos, 28% dentista e 11% exames e 3% demais serviços. Quanto a qualidade dos serviços, 78% consideram boa e muito boa, 20% regular e 2% ruim e péssimo. O tempo de atendimento para 69% dos usuários fica em torno de uma hora. Quanto ao conceito atribuído a saúde pública no município 70% bom e muito bom, 27% regular e 3% ruim e péssimo. Os procedimentos odontológicos oferecidos são restaurações, profilaxia, prevenção/orientação (câncer bucal), escovação e aplicação de flúor, extrações, radiografias e encaminhamentos para tratamentos especializados. Na visão dos gestores e profissionais de saúde os usuários de maneira geral, estão satisfeitos com o atendimento, com as instalações físicas e organização dos serviços, embora solicitem o serviço das especialidades nas diversas áreas da saúde.
Além do contato com o público, as egressas da Fasurgs puderam estudar o SUS com embasamento científico, teórico-prático da realidade, representando uma experiência única e concreta de entendimento do sistema, subsidiando suas práticas futuras.
Texto: Janete Jacinta Lupatini Presser e Liliana Maria Pierezan
Crédito das fotos: divulgação