• Imprensa
  • Seleção de Docentes
  • Enade
  • CEP
  • Calendário Acadêmico
  • Webmail
  • Egresso
  • Estude na FASURGS
  • Intercâmbios
  • Vestibular

Redes Sociais

  • Egresso
  • Estude na FASURGS
  • Intercâmbios
  • Vestibular
  • Institucional
    • Histórico
    • Organograma
    • Cronologia
    • Missão/Visão/Valores
    • Gestão Educacional
    • CPA
    • Responsabilidade Social
    • Enade
    • Bolsa de Estudo e Financiamento
    • Infraestrutura
    • Localização
  • Imprensa
    • Notícias
    • Eventos
    • Galeria de Fotos
    • Instituição na Mídia
    • Colunistas
  • Ensino
    • Graduação
      • Biomedicina
      • Educação Física
      • Odontologia
      • Estética e Cosmética
      • Fisioterapia
    • - Biomedicina
    • - Educação Física
    • - Odontologia
    • - Estética e Cosmética
    • Pós-Graduação
    • Educação Continuada
    • Atividades Acadêmicas
    • Biblioteca
  • Pesquisa e Extensão
    • Pesquisa
    • Extensão
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Eventos Científicos
      • Salão da Ciência em Movimento e Semana Acadêmica Integrada
      • Semana Acadêmica Biomedicina
      • Semana Acadêmica Odontologia
      • Semana Acadêmica Educação Física
    • - Salão da Ciência em Movimento e Semana Acadêmica Integrada
    • - Semana Acadêmica Biomedicina
    • - Semana Acadêmica Odontologia
    • - Semana Acadêmica Educação Física
  • Atendimento
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Oportunidades de Emprego
    • Seleção de Docentes
  • Ouvidoria
  • Intranet

NOTÍCIA

Grupo de Pesquisa Ciências Sociais em Saúde da Fasurgs avalia os serviços do SUS no município de Tapera

14/05/2018

O grupo de pesquisa “Ciências Sociais em Saúde” da Fasurgs realizou uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Tapera/RS. O trabalho teve como objetivo analisar nos anos de 2014 e 2015, a qualidade dos serviços em geral e, principalmente, os da área odontológica. Esta análise ocorreu com gestores, profissionais de saúde e usuários do sistema. Algumas categorias foram analisadas por gestores e usuários em relação ao tempo de espera nos atendimentos, a qualidade dos serviços, espaços físicos, materiais utilizados e tipos de atendimentos.

As alunas graduadas em Odontologia, Tainá Caroline Fabris, Hérica Ferri, Maria Eduarda Albarello, Mayara Trapp Vogel, e Débora Doro da Silva, juntamente com as professoras da instituição Janete Jacinta Lupatini Presser e Liliana Maria Pierezan Moraes da Silva foram as autoras do artigo intitulado “Avaliação da Qualidade dos Serviços do SUS no Município de Tapera/RS – 2014/2015”. O artigo foi publicado na Revista Científica Di@logus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

Segundo a professora e diretora acadêmica da Fasurgs, Janete, o tema proposto foi compreender o funcionamento do SUS, principalmente, na área odontológica, pois esta apreensão do sistema é fundamental na formação do acadêmico, que sai com referenciais de trabalho no futuro e, também, para os usuários e gestores do SUS, possibilitando o traçado de políticas voltadas à melhoria do sistema.

O estudo foi realizado em cinco unidades de saúde. Em 2014 foram aplicados questionários junto a seis gestores do SUS e 147 usuários. Em 2015, em 112 usuários, totalizou 259 usuários nos dois anos. Pode-se perceber que os serviços mais procurados pelos usuários foram: 58% médicos, 28% dentista e 11% exames e 3% demais serviços. Quanto a qualidade dos serviços, 78% consideram boa e muito boa, 20% regular e 2% ruim e péssimo. O tempo de atendimento para 69% dos usuários fica em torno de uma hora. Quanto ao conceito atribuído a saúde pública no município 70% bom e muito bom, 27% regular e 3% ruim e péssimo. Os procedimentos odontológicos oferecidos são restaurações, profilaxia, prevenção/orientação (câncer bucal), escovação e aplicação de flúor, extrações, radiografias e encaminhamentos para tratamentos especializados. Na visão dos gestores e profissionais de saúde os usuários de maneira geral, estão satisfeitos com o atendimento, com as instalações físicas e organização dos serviços, embora solicitem o serviço das especialidades nas diversas áreas da saúde.

Além do contato com o público, as egressas da Fasurgs puderam estudar o SUS com embasamento científico, teórico-prático da realidade, representando uma experiência única e concreta de entendimento do sistema, subsidiando suas práticas futuras.

 

Texto: Janete Jacinta Lupatini Presser e Liliana Maria Pierezan

Crédito das fotos: divulgação

Galeria de Imagens

voltar topo
  • Biblioteca

Fone: (54) 3335 8900

E-mail: atendimento@fasurgs.edu.br

Horários de Atendimento:
Segunda a Sexta das 07:30hs às 12:00hs e 13:00hs às 22:00hs
Sábado das 07:45hs às 11:45hs.

Endereço:
Rua Angélica Otto, 160, Boqueirão
CEP 99025-270Passo Fundo / RS

Galeria de Imagens

© 2019 Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - Todos os direitos reservados.

Topo